ESMAFE/RS começa a seleção de bolsistas sociais e monitores(as) no dia 16/11

11.11.2021

Contemplados(as) terão valor do curso 100% subsidiado.

A Escola Superior da Magistratura Federal do RS (ESMAFE/RS) abrirá no próximo dia 16/11 as inscrições do processo seletivo para bolsas sociais e de monitoria de 2022. Serão quatro bolsas sociais para o Curso Preparatório à Carreira da Magistratura Federal e duas bolsas de monitoria para a 17ª edição da Pós-graduação em Direito Previdenciário, totalmente subsidiadas pela Associação dos Juízes Federais do RS (AJUFERGS), mantenedora da Escola.

Os editais podem ser acessados clicando no link www.esmafe.org.br/web/bolsas.php. Os(as) candidatos(as) de ambos os processos serão avaliados por uma comissão mista formada por representantes dos corpos docente e discente.

Bolsas sociais

A ESMAFE/RS vai conceder quatro bolsas sociais para o Curso Preparatório à Carreira da Magistratura Federal na modalidade on-line. Duas serão para ingresso em 2022/1 e as outras duas para início em 2022/2. Para participar é imprescindível que o(a) candidato(a) tenha concluído a graduação em Direito. O processo será dividido em duas etapas.

A primeira fase consistirá na classificação dos seis melhores desempenhos acadêmicos com base no histórico escolar de graduação. Já a segunda vai avaliar os candidatos(as) com base no perfil socioeconômico, considerando as características qualitativas e quantitativas.

Bolsa de monitoria

Os(as) monitores(as) da 17ª edição da Pós-graduação em Direito Previdenciário ficarão responsáveis pela elaboração de resumos das aulas, bem como participação em atividades desenvolvidas pela coordenação do curso, sempre que possível. Serão duas bolsas: uma para a modalidade on-line e outra para a modalidade presencial. O ingresso está previsto para 2022/1.

A seleção será feita em duas etapas. A primeira vai escolher os quatro melhores desempenhos acadêmicos com base no histórico escolar de graduação. Já a segunda avaliará os(as) candidatos(as) de maneira prática. Eles(as) terão que elaborar resumo de uma aula que será indicada pela ESMAFE/RS.

Cronograma

Inscrições: de 16/11 a 25/11;
Primeira etapa: de 27/11 a 29/11;
Segunda etapa: 06/12 a 10/12;
Divulgação do resultado final: 23/12.

Conheça mais sobre o projeto de Bolsas de Estudo da ESMAFE/RS: https://issuu.com/esmafers/docs/material_bolsas