29/06/2020 - Embates humanos durante pandemia são tema de webnário com participação de diretores da AJUFERGS e da ESMAFE/RS

Encontro on-line também arrecadou fundos para auxiliar instituições sem fins lucrativos.


Na última semana, diretores da Associação dos Juízes Federais do RS (AJUFERGS) e Escola Superior da Magistratura Federal do RS (ESMAFE/RS) participaram da 2ª edição do Webnário Covid-19: Embates Humanos, promovido pelo InovaTchê, o laboratório de inovação da Justiça Federal do RS. O encontro focou nos aspectos de fraternidade, alteridade e desigualdade que envolvem a crise sanitária provocada pela pandemia. Participaram da abertura os juízes federais Rafael Martins Costa Moreira, presidente da AJUFERGS, e Daniela Tocchetto, vice-presidente de patrimônio e finanças na atual gestão. A mesa virtual contou também com a presença dos presidentes das associações regionais, Juiz Federal Rafael Selau Carmona (AJUFESC), Juiz Federal André Wasilewski Duszczak (APAJUFE) e o vice-presidente da AJUFE na 4ª Região e associado da AJUFERGS, Marcelo Roberto de Oliveira.


Segundo Moreira, a história e a evolução da humanidade sempre foram inseparáveis de relações gregárias e intersubjetivas, estando vinculadas à cooperação social e à superação racional das controvérsias inerentes à aproximação dos indivíduos. “A permanência duradoura da vida em comum, o progresso e a sustentabilidade das comunidades exigem que o pensamento e comportamento colaborativo prevaleçam sobre o individualismo excessivo”, refletiu.


O magistrado ainda destacou a participação do Direito nesse processo, acrescida agora com os desafios impostos pela pandemia. Para ele “é a partir da necessidade de resolução de antagonismo sociais, da pacificação das insatisfações, da estabilidade das instituições políticas e da participação dos cidadãos que o Direito e o processo assentam seus principais escopos”.


Pela manhã, o webnário contou também com a participação do desembargador federal Fernando Quadros da Silva, diretor cultural da AJUFERGS, que moderou a palestra do filósofo espanhol Gonçal Mayos Solsano, da Universidade de Barcelona. Já à tarde, teve a presença do juiz federal José Caetano Zanella, diretor geral da ESMAFE/RS.


Fundo solidário


Realizado de forma gratuita, o evento arrecadou doações espontâneas que serão destinadas a instituições cadastradas no Projeto Voronoy-Delaunay. Daniela, que também é coordenadora do Inovatchê, agradeceu os recursos obtidos no primeiro Webinário e informou que eles já se transformaram em diversas doações distribuídas para as entidades que trabalham no atendimento de famílias e populações vulneráveis, ainda mais afetadas pelos efeitos provocados pelo surgimento do novo coronavírus.


Com Informações Comunicação TRF4