Núcleo de Estudos e Pesquisa da ESMAFE/RS - NEPE


A Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul completa, neste mês de agosto, vinte e dois anos. A experiência acumulada e o crescimento da Escola inspiraram a criação do Núcleo de Estudos e Pesquisa da ESMAFE/RS - NEPE, com o objetivo de estimular e valorizar a reflexão crítica e a produção científica dos nossos alunos. Os trabalhos de conclusão de curso, apresentados no âmbito dos cursos de pós-graduação lato sensu (ou especializações) realizados nesta Escola, em cooperação com a Universidade de Caxias do Sul, constituem um precioso acervo de pesquisa e construção teórica que merece ser compartilhado na comunidade acadêmica. A publicação destes estudos em revistas especializadas e de reconhecido valor científico é o meio mais adequado de divulgação e consequente valorização do esforço empreendido pelos alunos. Além disso, enseja titulação a seus autores, com repercussão, inclusive, na classificação em concursos públicos. O NEPE surge, assim, como um espaço de orientação aos discentes quanto aos diferentes veículos, prazos e exigências para a publicação de seus trabalhos ou sua apresentação em congressos científicos.

Ainda, o NEPE destina-se a fomentar e centralizar iniciativas para formação de grupos de estudo, prática pedagógica relevante tanto para o aprofundamento do conhecimento, quanto para o estímulo de novas leituras. A Escola empenha-se e contribui, desta forma, para o avanço na compreensão da realidade jurídica.

Atribui-se, por fim, ao NEPE, por plena afinidade com os seus propósitos, a criação e manutenção da Revista Eletrônica da ESMAFE/RS, destinada a divulgar a produção acadêmica de nossos alunos e professores e a ocupar posição ao lado de outras revistas cientificamente reconhecidas e qualificadas.

A primeira turma de inscritos no NEPE está composta de 15 alunos que concluíram suas especializações no ano de 2018, com apresentação e aprovação de TCCs avaliados no grau máximo.



RESOLUÇÃO 013.2019 - INSTITUI O NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA ESMAFE/RS

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO NEPE 2019-2

ABNT 6022.2018 - Novas Normas para Publicacção de Artigos Científicos

Relação Publicações e Suas Qualis

Futuros Eventos para Apresentação de Trabalhos

Professora Orientadora


Márcia Andrea Buhring

Pós Doutoranda em Direito pela FDUL - Faculdade de Direito de Lisboa-Portugal. Doutora em Direito pela PUC-RS. Mestre em Direito pela UFPR. Professora da PUCRS e da ESMAFE. Advogada e Parecerista.

"Já somos ESMAFE-RS. Venha dar continuidade ao seu objetivo com o NEPE."