A Associação Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (AESMAFE), foi fundada em 1997 por um grupo de magistrados federais com o objetivo primordial de promover o ensino das matérias relativas à competência da justiça federal.

Em 2004, a AESMAFE fundiu-se com a Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS), fundada em 2001, passando a AJUFERGS a ser a mantenedora da Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS).

Ao longo do tempo, a ESMAFE/RS preparou centenas de alunos e alunas para o ingresso e exercício de cargos públicos nas carreiras jurídicas, especialmente a de juiz federal, por meio de seus cursos preparatórios. Também, formou e atualizou profissionais das iniciativas pública e privada, com a realização de pós-graduações e cursos de capacitação.

Hoje, a Escola é reconhecida nacionalmente por seu ensino de excelência, com corpo docente formado por profissionais experientes e renomados, com atuação nas esferas públicas e privadas. À alta qualificação de seu corpo docente soma-se à tradição e inovação dos conteúdos programáticos de seus cursos, com metodologias contemporâneas, estratégias de ensino que combinam as tecnologias on-line e presenciais e foco na objetividade.


NOSSOS PILARES DE ENSINO

  • Docentes renomados em suas áreas.
  • Programas atualizados.
  • Metodologias ativas.
  • Foco nas necessidades do(a) aluno(a).
  • Tradição.
  • Parcerias com Instituições de Ensino Superior.


ESMAFE VIRTUAL

Em 2010, a ESMAFE/RS expandiu para o universo digital, lançando sua plataforma de ensino própria, a ESMAFE Virtual, levando a alunos e alunas de todo o Brasil a experiência das salas de aula da Escola, proporcionando o acesso ao seu ensino de qualidade em qualquer lugar do mundo pela internet.

A ESMAFE Virtual hospeda e transmite, ao vivo, as aulas de todos os cursos da Escola. Disponibiliza, também, os controles acadêmicos dos corpos docente e discente, sendo, ainda, o ambiente de aplicação das provas e simulados.


BIBLIOTECAS CONVENIADAS

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)


A parceria de duas décadas entre ESMAFE e UCS possibilita aos(às) professores(as) e alunos(as) dos cursos de Pós-graduação o acesso às bibliotecas físicas e virtuais da UCS.



TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO (TRF4)


Desde 2022, alunos(as) e professores (as) da ESMAFE/RS podem realizar empréstimo de obras físicas na biblioteca do TRF4, receber auxílio para pesquisa e levantamento bibliográfico e jurisprudencial entre outros serviços.