Bolsas de Estudos da ESMAFE/RS


A concessão de bolsas de estudos na Escola Superior da Magistratura Federal no Rio Grande do Sul - ESMAFE/RS -, remonta ao ano de 1997. À época, a Diretoria da então Associação Escola Superior da Magistratura Federal - AESMAFE -, aprovou, em ata datada de 21 de outubro, a reserva de cinco vagas a alunos bolsistas, das 60 disponíveis no curso regular de preparação à magistratura federal que se iniciaria em março do ano seguinte.


O número de vagas disponíveis, o formato da seleção e a modalidade de ensino variaram durante os anos, mas desde 2018 a Escola passou a ofertar de forma regular duas modalidades de bolsa: sociais e vinculadas à atividade monitoria. Os benefícios são subsidiados, em parte ou em sua totalidade, pela Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul - AJUFERGS -, mantenedora da ESMAFE/RS, e ofertadas para os cursos Preparatórios e de Especialização. Enquanto as bolsas de monitoria contemplam as duas categorias de curso, o benefício social é exclusivo para o curso regular, o Preparatório à Carreira da Magistratura Federal.


No curso regular, são ofertadas por ano quatro bolsas de monitoria, uma na modalidade presencial e três na modalidade on-line; e quatro bolsas sociais na modalidade on-line. Os cursos de Especialização contam com duas bolsas de monitoria por edição, uma na modalidade presencial e uma na modalidade on-line.


Além de proporcionar o acesso universal ao ensino de qualidade da ESMAFE/RS através do benefício social, a implementação do sistema de monitoria traz uma complementação ao processo de ensino/aprendizagem. A contrapartida do aluno monitor é a realização de resumos de todas as aulas do curso a que está vinculado, disponibilizando, assim, um material de apoio à revisão das aulas em formato de texto.


As bolsas de estudo da ESMAFE/RS são ofertadas mediante processo seletivo, com edital de chamamento público, publicitado nos canais institucionais da Escola e da AJUFERGS.



EDITAL 004-2022 - RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ALUNO(A) MONITOR(A) BOLSISTA

EDITAL 003-2022 - RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA DE SELEÇÃO PARA ALUNO(A) MONITOR(A)

EDITAL 002-2022 - PROCESSO SELETIVO DE ALUNO(A) MONITOR(A)

RESOLUÇÃO 002-2022 - ABERTURA DE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO MONITOR DO PREPARATÓRIO


Período de inscrições: encerrado.