Docente apresenta iniciativa ambiental da JFRS em live sobre ESG no poder público

22.07.2022

Atividade aconteceu última quarta-feira (20/7)

A professora de Direito Ambiental da Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS), juíza federal Rafaela Santos Martins da Rosa, participou, na última quarta-feira (20/7), de uma live do canal PGM Ambiental que abordou o critério ESG no setor público. Na atividade, a docente apresentou uma iniciativa do JusClima2030, projeto do qual ela é coordenadora, que está fazendo um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Justiça Federal gaúcha.

Segundo Rafaela, a JFRS é a primeira Seção do Poder Judiciário a realizar este inventário. A iniciativa, executada por uma empresa contratada, reunirá informações de diversas unidades referentes aos anos de 2019, 2020 e 2021 e servirá para preenchimento de planilhas que permitirão a conversão das atividades da JFRS em fatores de emissão correspondentes.

A íntegra da live, que também contou com a participação de outros especialistas, pode ser assistida nocanal PGM Ambiental no YouTube. Essa plataforma visa a capacitar profissionais do Direito na área urbano-ambiental.

O que é o JusClima2030?

O JusClima 2030 foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2020 e consiste num laboratório de inovação com foco na ODS 13 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU), que aborda as ações contra a mudança global do clima. O projeto reúne magistradas, magistrados, servidoras e servidores de diversos órgãos do Poder Judiciário de vários estados e regiões sob a coordenação do Laboratório de Inovação da Justiça Federal gaúcha (Inovatchê).

O que é ESG?

ESG é a sigla para environmental, social and governance, que em português significa ambiente, social e governança. É um conjunto de políticas utilizado para orientar empresas, investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade.