Juiz federal Guilherme Maines Caon assume presidência da AJUFERGS

14.06.2022

Magistrado e demais dirigentes estarão à frente da entidade durante o biênio 2022-2024.

“Seja no nosso dia a dia de trabalho, seja na atuação associativa, estaremos vigilantes e prontos para assegurar a estabilidade democrática de nossa nação”. Com esse compromisso, o juiz federal Guilherme Maines Caon assumiu, na noite de ontem (13/6), a presidência da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS). Na solenidade, realizada no auditório Hermillo Galant, no prédio-sede da Justiça Federal do RS, em Porto Alegre, também foram empossados os demais membros dos conselhos executivo e fiscal e da diretoria. Caon substitui o ex- presidente Rafael Martins Costa Moreira e ficará no comando da entidade durante o biênio 2022-2024.

Estiveram presentes na cerimônia o Desembargador Federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, Presidente do TRF4, os juízes federais Fábio Vitório Mattiello, Diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, e Marcelo Roberto de Oliveira, vice-presidente da AJUFE, bem como o advogado Leonardo Lamachia, Presidente da OAB/RS e os presidentes da AJURIS, Cláudio Luís Martinewski, AMATRA4, Tiago Mallmann Sulzbach, ADPERGS, Mário Silveira Rosa Rheingantz, APERGS, Carlos Henrique Kaipper, além de representantes de entidades públicas e privadas, escolas jurídicas e professores. A cerimônia de posse foi conduzida pela juíza federal Clarides Rahmeier e contou com a presença de inúmeros juízes e juízas federais associados da AJUFERGS, além de colaboradores da entidade e servidores da Justiça Federal.

Na linha de frente

Em seu discurso de posse, Caon enfatizou a competência e dedicação dos juízes federais gaúchos, afirmando que a AJUFERGS continuará o trabalho incessante que vem executando em defesa de um Judiciário independente e das prerrogativas da magistratura. “Historicamente, os juízes federais do RS têm contribuído ativamente na limitação do desvio de poder, com sua atuação corajosa, isenta e imparcial”, ressaltou. O novo presidente destacou também a importância da união dos associados e associadas neste momento de retorno às atividades presenciais, em um processo de reencontro coletivo, no plano social, cultural e institucional.

Caon ainda acrescentou que sua gestão dará uma atenção especial para a ESMAFE/RS, a escola da AJUFERGS. “Contando com novas instalações modernas e versáteis, plenamente adaptadas para o ensino presencial e à distância, nossa Escola cumprirá com excelência a sua missão, em plena sintonia com o espírito do tempo, visando promover o conhecimento jurídico como instrumento na busca da justiça, tal como dispõe seu estatuto”.

Dever cumprido

Ao se despedir do comando da AJUFERGS, o ex-presidente Moreira, que exercerá a função de vice-presidente de assuntos internacionais no novo conselho executivo, destacou os resultados da gestão 2020-2022, com destaque para a aquisição da sede própria da entidade. Além disso, agradeceu aos colegas juízes e juízas federais e desejou um bom trabalho à nova diretoria. “O trabalho associativo permite uma relação mais humana entre os magistrados. Desejo muito sucesso à nova gestão em busca da valorização da nossa carreira”, completou.

O novo presidente

Natural de Lages/SC, Guilherme Caon graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no ano de 2004. Após atuar como advogado, ingressou em 2008 na magistratura federal como juiz federal substituto da 1ª Vara Federal de Santiago/RS. Atualmente, é titular da 2ª Vara Federal de Carazinho/RS.

O novo presidente da AJUFERGS é mestre em Direito das Empresas e dos Negócios pela Unisinos, especialista em Direito Tributário pela UFSC e graduado também em Administração pela UDESC. Além disso, é autor da obra “Análise Econômica do Direito: aplicação pelo Supremo Tribunal Federal”.

Time completo

Integram a nova gestão os seguintes magistrados:

Conselho Executivo

Presidente: Guilherme Maines Caon
Vice-presidente Administrativo: Lademiro Dors Filho
Vice-presidente de Patrimônio e Finanças: Paulo Paim da Silva
Vice-presidente Cultural e da ESMAFE-RS: Oscar Valente Cardoso
Vice-presidente de Assuntos Institucionais: Rafael Martins Costa Moreira
Vice-presidente de Assuntos Jurídicos: Ana Raquel Pinto de Lima

Diretoria

Diretora Cultural: Andréia Momolli
Diretora de Ensino da ESMAFE-RS: Carla Cristiane Tomm Oliveira
Diretor Social e de Esportes: Ricardo Soriano Fay
Diretor de Assuntos do Interior do Estado: Marcelo Furtado Pereira Morales

Conselho Fiscal

Aline Lazzaron
Marciane Bonzanini
Tiago Scherer