Estudantes de treze estados acompanham aula inaugural do Preparatório com opção de Pós-graduação em Direito Público

11.03.2020

Matrículas ainda estão abertas para quem deseja estudar na modalidade on-line.

“Que seja um curso desafiante. Porque sem desafio ninguém cresce. Que vocês possam, ao final dele, estar em um patamar superior ao que estão hoje”. Com essas palavras, a diretora-geral da ESMAFE/RS, juíza federal aposentada Maria Helena Rau de Souza, recebeu os alunos para a aula inaugural da turma 2020/1 do Curso Preparatório à Carreira da Magistratura Federal com opção de Pós-graduação em Direito Público. O encontro, que aconteceu no dia 02/3 em Porto Alegre, foi aberto ao público em geral.

Maria Helena também agradeceu em nome do coordenador das pós-graduações UCS/ESMAFERS, professor Gilson Cesar Borges de Almeida. A UCS é parceira da ESMAFE há quase 18 anos. Ela destacou as estruturas ofertadas pela Universidade, entre elas a Biblioteca Virtual que os pós-graduandos podem ter acesso.

O encontro também contou com a presença do coordenador do Preparatório, juiz federal José Caetano Zanella. Ele destacou a qualificação dos docentes da ESMAFE/RS. “É um grupo atualizado. Está sempre incluindo as mais contemporâneas decisões. Vocês terão todo o conteúdo programático – exigido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) – para o concurso. Fiquem à vontade para compartilhar qualquer contribuição”. Zanella ainda enfatizou a excelente expectativa para os concursos de juiz federal substituto para este ano, com preparação de editais anunciadas. Entre eles, o TRF1, em Brasília, e o TRF3, em São Paulo.

Direito Administrativo foi o tema

O tema da aula inaugural foi Direito Administrativo, um dos mais importantes nos certames federais. O professor Juliano Heinen, mestre em Direito e procurador estadual, discorreu sobre a Administração Pública como função do Estado e os princípios do Direito Administrativo; a reforma do Estado brasileiro; os quatro setores e suas características; a Administração Direta e a Administração Indireta; entre outros pontos.