ESMAFE/RS lança na próxima semana edital para seleção de bolsistas e monitor

30.10.2019

Inscrições serão abertas no dia 4/11

A Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS) vai abrir, a partir de 4/11 (segunda-feira), o processo seletivo para a concessão de bolsas sociais e de monitoria. O edital estará disponível no site da Escola

Bolsas Sociais

Serão concedidas duas bolsas sociais para o Curso Preparatório à Carreira da Magistratura Federal, com início no primeiro semestre de 2020. É obrigatório que o candidato tenha concluído a graduação em Direito. A bolsa não contempla a diplomação como especialista em Direito Público e será para a modalidade on-line.

Para se candidatar, o interessado não pode ter renda familiar superior a cinco salários mínimos. A primeira etapa do processo consistirá na classificação das menores rendas familiares per capita. O edital especifica como grupo familiar o núcleo composto pelo candidato; seu cônjuge ou companheiro; seus genitores e, na ausência dos mesmos, a madrasta e/ou o padrasto; seus irmãos e seus filhos e/ou enteados; abrangendo, inclusive, outras pessoas que contribuam para o rendimento do núcleo.

Já a segunda etapa vai abranger a avaliação dos seis melhores históricos acadêmicos, por média geral. A etapa final consistirá na avaliação do perfil socioeconômico, considerando as características qualitativas e quantitativas.

Bolsa de monitoria

A ESMAFE/RS também vai selecionar um aluno monitor para a 15ª edição do Curso de Pós-Graduação em Direito Previdenciário. O contemplado ficará responsável pela elaboração de resumos das aulas, bem como participação em atividades exigidas pela coordenação, sempre que possível. Em contrapartida, o aluno ganhará subsídio de 100% no custo total do curso, podendo optar pela modalidade presencial ou on-line.

A seleção será feita em duas etapas. A primeira vai escolher os seis melhores históricos acadêmicos, com base na média geral. Já a segunda, avaliará os candidatos de maneira prática. Eles terão que elaborar resumo de uma aula que será indicada pela ESMAFE/RS.

Cronograma
Inscrições: de 4 a 10/11
Seleção: 11 a 20/11
Divulgação do resultado: 25/11