28 de junho: Dia do Orgulho LGBTQI+

28.06.2019

O dia 28 de junho é reconhecido nacional e internacionalmente como o Dia do Orgulho LGBTQI+, e em 2019, a data marca os 50 anos de lutas e reivindicações. A origem deste dia vem de 1969, quando em Nova Iorque, nos Estados Unidos, policiais invadiram o conhecido bar Stonewall, frequentado por gays, lésbicas, drag queens, entre outros simpatizantes.

A justificativa para a ação seria coibir a venda de bebidas alcoólicas no local e com violência as autoridades nova-iorquinas prenderam frequentadores do bar por “eles não estarem vestindo ao menos três peças de roupa adequadas”. A atitude resultou no movimento em que a comunidade LGBTQI+ se rebelou contra as investidas policiais. O episódio ficou posteriormente conhecido como “A Revolta de Stone Wall”.

Em Porto Alegre, no começo deste mês, foi sancionada e implementada a Lei que inclui no calendário oficial da Capital o Dia do Orgulho LGBTQI+, celebrado no dia de hoje. Conforme a prefeitura “a lei representa um avanço na Capital no sentido de valorizar a luta pelos direitos da comunidade gay e o combate à violência”.

A Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS) e sua Escola, a ESMAFE/RS, manifestam seu apoio a comunidade e repudia toda e qualquer forma de discriminação, violência e preconceito.