Professor da ESMAFE/RS palestra em I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons

21.06.2019

Foi realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), o I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons. O evento reuniu pesquisadores e estudiosos da temática do “comum”, além de estudantes de graduação e pós-graduação. A Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS) e a Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS) foram apoiadoras do encontro.

O primeiro dia foi marcado pelos painéis “O Direito Ambiental e o Comum” e “Comuns do Conhecimento: Novas Possibilidades na Ciência, Educação e Artes”. Também ocorreram palestras, lançamentos de livros e a apresentação cultural “Alma Pampa – Uma viagem pela memória do tempo e da nossa história”, com o declamador Ariel Pereira e o músico Eduardo Santos.

Na quinta-feira (13), o juiz federal Rafael Martins Costa Moreira, professor da ESMAFE/RS e associado da AJUFERGS, participou da programação do Congresso ministrando a palestra “Resolução de Conflitos na Exploração de Recursos Naturais: o papel da litigância e dos meios consensuais”. Na ocasião foi realizado o sorteio do livro “Manual de Direito Ambiental” escrito pelo professor Moreira em conjunto do juiz federal Gabriel Wedy, também professor da ESMAFE/RS. O contemplado foi Tassiano Copetti, graduando do curso de direito da UCS.

Ao final da palestra, a ESMAFE/RS sorteou aos presentes uma matrícula no curso de atualização “Introdução à Jurimetria: Inteligência Artificial Aplicada ao Direito”, no qual a pós-graduanda em Direito e Processo do Trabalho Alessandra Antunes Erthal foi a premiada.

No último dia de evento, foi a vez dos painéis “Megaprojetos Ambientais como Expressão Contemporânea de Subversão dos Bens Comuns – O Caso da Bacia do Rio Uruguai” e “Política do Comum”. E por fim, o encerramento foi feito pela conferência “Direito da natureza, bens comuns e práticas normativas plurais na América Latina”.

O Congresso cumpriu com êxito seu propósito de reunir pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que tivessem em comum o interesse pelas temáticas: “comum”, “bens comuns”, patrimônio público/sociais e direitos e valores coletivos. A coordenação geral do evento foi feita pelo doutor em Direito Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira, professor da UCS.

Fotos:
Sandra Santos/ESMAFE/RS E AJUFERGS
Juliana Cainelli/UCS