TRF4 realiza curso para conciliadores no Cejuscon

13.06.2019

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está promovendo um novo curso de capacitação de conciliadores. Essa é uma oportunidade para quem busca os três anos de prática jurídica necessários para a prática da magistratura federal. As atividades deverão ser exercidas no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejuscon) de Porto Alegre (os alunos que residem em outras cidades devem procurar o Órgão da sua localidade).

O curso será organizado em duas etapas, sendo teórica e prática, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça, ele é gratuito e aberto a todos os interessados, desde que cumprido o pré-requisito de possuir formação em nível superior em qualquer área.

Das atividades

Parte teórica: Módulo a distância, 45 horas-aula. Data provável: meados de agosto até final de setembro.

Parte prática: 10 horas de exercício experimental.; 60 horas, no qual o aluno deve-se comprometer a comparecer uma vez por semana no Cejuscon-Porto Alegre, completando o mínimo de 12 horas por mês. Dessa forma, a duração em torno de 4 a 5 meses.

A realização do curso implica no compromisso em concluir as etapas acima, bem como as seguintes condições:

  • Assinatura do Termo de Adesão e Compromisso para participar do curso de conciliação.
  • Exercer, efetivamente, no Cejuscon de Porto Alegre, após a conclusão do curso, 16 horas mensais complementares pelo período mínimo de um ano para obtenção de comprovação de prática jurídica, conforme Res. Nº 15/2011, art. 10, §5º, sob pena de não haver a certificação da comprovação da referida prática.
  • Estar ciente de que o abandono em qualquer fase do curso gera oimpedimento de nova inscrição pelas próximas duas edições do curso de conciliação.

Os interessados em realizar o curso deverão enviar para o e-mail cejuscon@jfrs.jus.bras seguintes informações até o dia 19 de junho de 2019.

  • Seus dados: Nome completo, data de nascimento, CPF, endereço, e-mail e telefone, especificando se é estudante, profissional liberal ou exerce outra atividade.
  • Um resumido curriculum;
  • A resposta à pergunta: O que me motiva a realizar a formação de conciliador?

O número de vagas é limitado e será realizada entrevista para seleção.