Juiz federal Gabriel Wedy participa de Cúpula no Vaticano

10.06.2019

Nos dias 3 e 4 de junho, o professor da Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS) e associado da AJUFERGS, juiz federal Gabriel Wedy, participou a convite da Academia Scientiarvum do Vaticano e do Itamaraty da Cúpula Panamericana de Juízes e Juízas sobre Direitos Sociais e Ambientais, presidida pelo Papa Francisco. A conferência promovida pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais, ocorreu no Vaticano.

Wedy esteve entre os juristas observadores e debatedores dos países de todas as Américas e participou dos debates sobre retrocessos ambientais e sociais. As discussões tiveram como foco o papel do Poder Judiciário na garantia de acesso à vida digna, ao meio ambiente, a saúde e a educação com menos desigualdades.

O encontro foi concluído com o discurso do Papa Francisco, que demonstrou preocupação com a pressão posta sobre os juízes e pelos riscos do uso inapropriado da lei. O papa manifestou a importância dos que se comprometem com os Direitos Sociais e ambientais, afirmando: “Vocês têm um papel essencial. Vocês são poetas sociais quando não têm medo de serem protagonistas na transformação do sistema judicial baseado na coragem, na justiça e na primazia da dignidade da pessoa humana sobre qualquer outro tipo de interesse ou justificativa”.

A autoridade máxima da Igreja Católica encerrou o encontro com uma mensagem de encorajamento aos que atuam pela Justiça social. “Não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça com desigualdade”, concluiu o pontífice.

 

Informações e fotos: Divulgação/Gabriel Wedy