Aula do Preparatório traz metodologia ativa de fixação de conteúdo

22.07.2022

Dinâmica role play facilita a assimilação de matérias complexas.

Na última aula de Direito Constitucional do Curso Preparatório à Carreira da Magistratura Federal, os alunos da ESMAFE/RS foram apresentados a uma metodologia ativa de fixação de conteúdo chamada Role Play. Conduzida pelo professor Marcelo Schenk Duque, a atividade abordou uma matéria complexa: o incidente de inconstitucionalidade nos tribunais.

Segundo Duque, esse incidente é difícil pois envolve a participação de diferentes órgãos jurídicos em um procedimento que agrega diversos atos, cuja sequência varia de acordo com o passo anterior. Para ele, a dinâmica coloca o estudante no centro do processo de aprendizado, tirando-o de uma postura passiva. Duque também acrescenta que a metodologia permite desenvolver a empatia, fundamental para a assimilação de um conteúdo complicado, mediante incentivos à capacidade de memorizar, analisar e resolver casos concretos.

“Nesta dinâmica cada aluno desempenha um papel e age, mediante uma representação, conforme o papel desempenhado. Assim, cada aluno recebeu um cartaz para identificar para os demais qual papel representava e a atitude que deveria desempenhar na simulação de um incidente de inconstitucionalidade”, explica.