Professora de Direito Ambiental da ESMAFE/RS apresenta Projeto JusClima em seminário do STJ

29.06.2022

IX SPES segue até amanhã (30/6) e pode ser acompanhado de forma online.

A professora de Direito Ambiental da Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS) juíza federal Rafaela Santos Martins da Rosa palestrou, ontem (28/6), no IX SPES, o seminário de planejamento estratégico sustentável do poder judiciário. Na atividade, promovida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), a magistrada tratou do Projeto JusClima 2030, do qual é coordenadora.

O JusClima 2030 foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2020 e consiste num laboratório de inovação com foco na ODS 13 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU), que aborda as ações contra a mudança global do clima. De acordo com a juíza, o projeto tem duas linhas de trabalho principais: monitorar as decisões judiciais envolvendo o tema no Brasil e em outros países, possuindo inclusive uma base de dados no sistema do CNJ, e alinhar a gestão interna do Poder Judiciário quanto às práticas que impactam o meio ambiente.

“O Judiciário é uma instituição que conta com quase 450 mil pessoas em todas suas esferas. Precisamos pensar o impacto que isso causa e alinhar, de verdade, a gestão interna, tendo uma premissa de sustentabilidade, que se importa com a redução de emissões. Para o JusClima, isso é uma providência elementar, considerando a realidade dos dados científicos”, destacou durante sua fala.

O seminário segue até amanhã (30/6). Você pode acompanhar as transmissões na íntegra pelo canal do STJ no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=OiaXVNS8yUE.