Novo lar: AJUFERGS e ESMAFE/RS inauguram sede Ministro Teori Albino Zavascki

06.06.2022

Espaço próprio e moderno fica localizado no Trend City Corporate, no bairro Praia de Belas.

Em clima de descontração e com a presença de diversas autoridades, a Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS) inaugurou na última sexta-feira (03/6) a nova casa da instituição e da Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS). Nomeado de Ministro Teori Albino Zavascki, o espaço próprio e moderno fica localizado na sala 1702 do Trend City Corporate, no bairro Praia de Belas.

Recebidos com um coquetel especial, os convidados conheceram as novas dependências da AJUFERGS/ESMAFE, que contam com ambiente administrativo integrado e duas salas de aula versáteis. Os filhos do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Albino Zavascki (1948-2017), Francisco e Liliana, prestigiaram o evento e agradeceram a homenagem feita ao pai, um dos mais respeitados juristas que o país já teve.

Estiveram presentes também, além de membros da diretoria, associados e colaboradores, os desembargadores federais Ricardo Teixeira do Valle Pereira e Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, respectivamente, presidente e corregedor-regional do TRF4; o desembargador do trabalho Ricardo Hofmeister, vice-presidente do TRT4; o desembargador Cláudio Martinewski, presidente da AJURIS; a juíza do trabalho Adriana Fontoura, representando a AMATRA4 e a procuradora federal Marianna Motta, pela Procuradoria-Regional Federal.

Espaço moderno e bem localizado

A nova sede Ministro Teori Albino Zavascki está situada na área conhecida como polo jurídico da capital. Ali estão localizadas importantes instituições como o TRF4, a Justiça Federal de 1º Grau, o TJRS, o Foro Central, o TRT4, os Ministérios Públicos do Estado e da União, a OAB/RS, além de dezenas de escritórios de advocacia. O novo espaço foi projetado pela arquiteta Karin Moraes e a comunicação visual foi elaborada pela designer Karen Ferraz.

De acordo com o presidente da AJUFERGS, juiz federal Rafael Martins Costa Moreira, o novo ambiente inspira modernidade e atende às novas configurações educacionais. “Esse espaço permitirá maior integração entre os associados, docentes e alunos”, destaca. Já o vice-presidente administrativo, juiz federal Guilherme Maines Caon, eleito para comandar a entidade durante o biênio 2022/2024, acrescenta que todo o processo para aquisição e adaptação do imóvel foi feito de forma responsável e teve o empenho irrestrito da diretoria e do quadro funcional.