Doações de mobiliário e livros auxiliam entidades no desenvolvimento de trabalhos sociais

22.03.2022

ESMAFE/RS encaminhou itens para o Pão dos Pobres e o Banco de Livros.

Nos últimos meses, a Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS) vem realizando um processo de reorganização para que fique tudo pronto quando acontecer a mudança para a nova sede. Uma das etapas foi a doação de dezenas de itens de mobiliário e dos livros da biblioteca para entidades que desenvolvem trabalhos sociais.

O Pão dos Pobres, entidade que atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, recebeu a doação de 72 peças de mobiliário (63 cadeiras universitárias com prancheta; 6 mesas em L; e 3 gaveteiros). Já os livros que formavam o acervo da Biblioteca da Escola foram destinados ao Banco de Livros, iniciativa da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, que monta bibliotecas em locais de baixa renda.

Sobre a doação recebida, a bibliotecária responsável pelo Banco, Neli Miotto, destacou que os livros foram utilizados para qualificar o acervo dos projetos atendidos. “A doação de livros que já cumpriram o papel social na casa das pessoas ou instituição, é importantíssima para nós. Sempre que recebemos uma doação, temos a certeza que outra pessoa estará sendo beneficiada e com a leitura podemos diminuir as diferenças culturais entre as gerações e entre a população”, salientou.


Nova sede

Por questões estratégicas, a Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS), mantenedora da ESMAFE/RS, decidiu fazer a aquisição de um espaço próprio. Nos próximos meses, as duas instituições passarão a atender na sala 1702 do Trend City Corporate, no bairro Praia de Belas, na região central de Porto Alegre.

A área é conhecida como polo jurídico da capital, por abrigar importantes instituições como o Foro Central, a OAB, o TRF4, a JFRS, O TRT4, os Ministérios Públicos do Estado e da União e dezenas de escritórios de advocacia.