ESMAFE/RS retoma aulas presenciais após quase dois anos

09.03.2022

Alunos do Preparatório e da Pós-graduação em Direito Previdenciário puderam encontrar colegas, professores e colaboradores novamente na sede.

Foram quase dois anos sem poder receber presencialmente os alunos para aulas na sede. Uma medida dura, mas necessária diante dos desdobramentos da pandemia. A paixão por ensinar continuou exclusivamente pela modalidade on-line. Agora, mantendo os protocolos de prevenção, a Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS) retomou a experiência de ter os alunos dentro de sua sede.

Na última sexta- feira (04/3), a modalidade presencial foi reativada com a aula inaugural da 17ª Edição da Pós-graduação em Direito Previdenciário. O comando foi da coordenadora do curso, professora Jane Berwanger. Na segunda-feira (07/3) foi a vez de os alunos da Turma 2022/1 do Curso Preparatório à Carreira da Magistratura Federal estarem na sede. A aula inaugural ficou a cargo do Diretor Geral da ESMAFE/RS, juiz federal José Caetano Zanella.

Aluna da Pós-graduação em Direito Previdenciário, Roberta Ávila foi uma das especializadas que esteve presente na aula inaugural. Com mais de 20 anos de carreira jurídica, ela buscou no ensino presencial da Escola a possibilidade de adquirir mais conhecimento na área que vem atuando atualmente. “Durante os últimos dois anos iniciei outros cursos na modalidade on-line, mas não consegui me adaptar. Quando vi que a modalidade presencial para a Pós em Previdenciário estava disponível, não perdi tempo”, contou.

A retomada das aulas presenciais também trouxe um sentimento especial para os docentes e colaboradores da Escola. A professora Jane destacou que poder compartilhar o conhecimento com alunos presencialmente possibilita uma experiência mais dinâmica. “Essa é a terceira aula presencial que leciono desde o começo da pandemia. Primeira aqui na Escola. Espero que esse reinício sirva de estímulo extra no preparo e na busca por qualificação profissional e acadêmica”.

Roginaldo Vieira, assessor da ESMAFE/RS, salientou que, embora as aulas on-line propiciem a excelência em ensino pela qual a Escola é reconhecida, estar com os alunos frente a frente faz toda a diferença. “Esse foi um momento muito aguardado por todos nós. Depois desse longo período distante fisicamente, a gente trabalhou intensamente para possibilitar um retorno seguro para todo mundo”.