Inscrições para seleção de bolsistas do Instituto de Acesso à Justiça (IAJ) vão até domingo (07/11)

05.11.2021

Bolsas do IAJ são destinadas exclusivamente a não brancas.

As inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudo do Instituto de Acesso à Justiça (IAJ) seguem até o próximo domingo (07/11). São ao todo sete bolsas destinadas exclusivamente para pessoas negras e indígenas, que desejam estudar em cursos extensivos preparatórios para concurso público de carreiras jurídicas.

As bolsas serão para a modalidade online com início em 2022/1. Para se candidatar, é necessário que o(a) postulante tenha concluído a graduação em Direito. Os(as) selecionados(as) deverão residir em Porto Alegre ou Região Metropolitana durante a vigência da bolsa. O edital completo pode ser conferido no site iaj.org.br.

Desde junho, a Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS), por meio de sua mantenedora, a Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS), possui convênio com o Instituto para a concessão de bolsas nos processos seletivos organizados pela entidade.

Etapas

A seleção ocorre em três etapas, todas eliminatórias. A primeira consiste no envio de um currículo e de uma carta de apresentação. Nela, o(a) candidato(a) descreve a própria trajetória acadêmica e profissional, bem como sua atuação em movimentos sociais, se houver, e as razões pelas quais está participando do processo seletivo.

Já a segunda etapa será composta por uma prova dissertativa composta por questão única, de conhecimentos gerais, a ser respondida em até 30 linhas. A terceira fase, por sua vez, será uma entrevista virtual com duração de até 30 minutos.

O Instituto

O Instituto de Acesso à Justiça (IAJ) foi fundado em 2002 com o objetivo de se dedicar à efetivação dos direitos humanos da população social e economicamente vulnerável, em articulação com outros setores e áreas profissionais. A principal frente do IAJ é propiciar a entrada de pessoas negras e indígenas em cursos que visem ao ingresso em carreiras jurídicas. Além de ajudar no acesso a bolsas de estudo, o Instituto também oferece acompanhamento psicológico aos seus alunos.

Para acessar o edital clique em https://iaj.org.br/