Professor da ESMAFE/RS participa do 26º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental

21.09.2021

No evento, Gabriel Wedy abordará o direito fundamental ao clima estável.

O professor de Direito Ambiental da Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS), juiz federal Gabriel Wedy, será um dos palestrantes do 26º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental. Neste ano, o tema do evento é o Estado de Direito Ambiental à luz dos ODS - os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A abertura acontece no próximo sábado (25/9), e os debates seguem até o dia 30/9.

Wedy palestrará no dia 28/9, durante o painel 7, que abordará o ODS 13: ações contra a mudança global do clima. O magistrado vai falar sobre “Mudanças Climáticas e o Direito Fundamental ao Clima Estável”. Mais informações sobre o Congresso podem ser obtidas no endereço http://congresso.planetaverde.org/programacao/.

IUCN World Conservation Congress

No início do mês, Wedy participou do IUCN World Conservation Congress, em Marselha (França), considerado o mais importante evento sobre a temática no mundo. Ele abordou, no painel Whole of Society Approach to Climate Action and Litigation, o direito das mudanças climáticas e litígios no Brasil.

Durante a palestra, o professor tratou da necessidade do Poder Judiciário brasileiro declarar o direito fundamental ao clima estável no interesse das presentes e das futuras gerações. Além disso, discorreu sobre a importância de o Estado brasileiro adotar uma política de desenvolvimento com sustentabilidade calcado na inclusão social, na tutela ambiental, na boa governança e no princípio da dignidade da pessoa humana.

Com informações Instituto O Direito por Um Planeta Verde/ Unisinos.