Rumos da LGPD e introdução à jurimetria: 2º e 3º episódios do podcast #SomosFeitosDeDireito já estão disponíveis

01.04.2021

Já estão disponíveis para você ouvir online e fazer downloads o 2º e 3º episódios do #SomosFeitosDeDireito, o podcast da Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS). Eles podem ser acessados pelo canal da Escola no Spotify https://open.spotify.com/show/5VRQsjiqD0Y3PnvLnXGxvt. Você também pode enviar sugestões de temas para o email comunicacao@esmafe.org.br.

Especialistas debatem rumos da LGPD após seis meses em vigor

Criada com o intuito de resguardar a privacidade e proteger informações pessoais de usuários, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) obrigou organizações públicas e privadas de todos os segmentos a readequarem a forma com que exploram as informações fornecidas pelos cidadãos. No segundo episódio, o juiz federal Oscar Valente Cardoso recebe o também doutor em Direito Luis Alberto Reichelt debatem os rumos da LGPD na rotina das empresas e do Judiciário, bem como explicam conceitos de direito material, direito processual e segurança da informação.

De acordo com Cardoso, a LGPD representa uma mudança de cultura. “Apesar de nós termos leis infraconstitucionais - que tratam de dados - desde 1990, isso nunca foi aplicado de forma adequada. E nesse ano de 2020 - quando entrou em vigor a Lei - já foi possível verificar que a gente teve uma ‘virada de chave’. Com a notícia de megavazamento (…) as pessoas já começaram a se preocupar onde estão seus dados pessoais, o que é feito com eles, quem realiza o tratamento desses dados e qual é a finalidade", frisa.

Escutei o episódio aqui: https://open.spotify.com/episode/4HQjRANrQWf94FmYP9ii5F?si=itlmw-Y1RHGRArEjFMRmrQ

Estímulo ao raciocínio quantitativo e à aplicação de conceitos jurimétricos

A jurimetria é um método de desconstrução de paradigmas do conhecimento científico que vem ganhando força nos últimos 20 anos. No Direito, pouco se sabe a respeito da sua aplicação já que muitos dos profissionais não se sentem à vontade com o domínio da ferramenta.

Para explicar aos operadores do Direito mais sobre esse conceito, o terceiro episódio traz o especialista em Direito Civil e Processual Civil Fabiano Feijó Silveira e o mestre em Estatística Filipe Jaeger Zabala. Os professores vão explicar como a jurimetria estimula o raciocínio quantitativo e a aplicação de conceitos jurimétricos, inteligência artificial, machine learning e big data em ambiente computacional.

Escutei o episódio aqui: https://open.spotify.com/episode/03dAqtx0mNXJdZXCxBJ8PL?si=eQifRScjSda53eB4Yf08iw 

Cursos com 20% de desconto

A ESMAFE/RS está com inscrições abertas para os cursos de atualização “Lei Geral de Proteção de Dados na Justiça Federal” e “Introdução à Jurimetria: Inteligência Artificial Aplicada ao Direito”. Quem fizer a inscrição em um deles até 08/04 vai ganhar um desconto especial de 20% no valor. Acesse todas as informações aqui https://www.esmafe.org.br/web/cursos.php.