13/06/2018 - Familiares e autoridades participam da inauguração da Biblioteca Teori Albino Zavascki na AJUFERGS/ESMAFE

A Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS) e a Escola Superior da Magistratura Federal no RS (ESMAFE/RS) inauguraram, na noite da última segunda-feira (11/6), a Biblioteca Teori Albino Zavascki, localizada na sede das entidades, no Centro Histórico de Porto Alegre. A solenidade contou com a presença de autoridades e familiares, entre eles os filhos Francisco, Alexandre e Liliana, e a ex-mulher Liana e os netos. Na ocasião, também foi lançada a 10ª Edição da Revista da AJUFERGS.


Com mais de 40 metros quadrados, a Biblioteca foi projetada para ser um espaço onde os estudantes, em especial aqueles que se preparam para prestar um concurso público, possam absorver o conhecimento. O acervo conta com mais de 2 mil obras das mais diversas áreas das ciências jurídicas.


Para o atual presidente da AJUFERGS, juiz federal Gerson Godinho da Costa, ter o nome de Teori identificando a Biblioteca é motivo de celebração. “Tinha uma postura exemplar. Portava-se como um magistrado modelo para todos nós”, pontuou. Já a presidente eleita da Associação para o biênio 2018-2020, juíza federal Rafaela Santos Martins da Rosa, que foi aluna de Teori, destacou a relação inspiradora que os discentes da ESMAFE/RS podem ter ao utilizar as alocações na preparação para ingressar na carreira da magistratura. “Esse local foi construído com o maior carinho. Eu fui aluna do professor Teori e me orgulho de tê-lo como referência”.


Entre as autoridades presentes estavam a desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, representando o TRF4; os juízes federais Rodrigo Coutinho, da AJUFE; Daniela Tocchetto, diretora da Justiça Federal gaúcha; Miguel Wedy, da Unisinos; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), desembargadora Vânia Cunha Matos; o vice-diretor da Escola da AJURIS, juiz de Direito Roberto José Ludwig; a defensora pública Maria Dinair Gonçalves; representando a ADEPERGS; a conselheira Rosa Maria de Campos Aranovich, representando a APERGS; o professor Juarez Freitas, da PUC/RS; e a gerente da Caixa Econômica Federal Luiza Latorre.


Revista da AJUFERGS


Idealizada para ser um veículo para compartilhar conhecimentos jurídicos, a 10ª Edição da Revista da AJUFERGS é dedicada à memória do ministro Teori. A obra traz depoimentos pessoais da filha; do ex-colega do Supremo Tribunal Federal ministro Dias Toffoli; dos ex-colegas do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargadores federais Thompson Flores e Vladimir Freitas; e do juiz federal Lademiro Dors Filho. A publicação também apresenta artigos sobre diversos temas jurídicos atuais, como interpretações e súmulas vinculantes da Suprema Corte com grande impacto; a aplicação do novo CPC; e questões controversas do Direito Ambiental.