12/04/2018 - Curso inédito na ESMAFE/RS qualifica advogados para administrar escritórios com gestão e planejamento

O Brasil possui atualmente mais de 1 milhão de advogados cadastrados na OAB. Em um universo tão concorrido como esse, só se destacam e geram capital escritórios que têm, além do aporte de conhecimentos jurídicos necessários, as habilidades primordiais de gestão, marketing, contabilidade e tecnologia.


Pensando em preparar esses profissionais para a realidade do mercado, a Escola Superior da Magistratura Federal no RS (ESMAFE/RS) formulou o curso “Como Administrar um Escritório de Advocacia - em 7 Aulas”. O objetivo é proporcionar aos advogados que obtenham sucesso na sua atividade não apenas no que se refere ao êxito dos processos, mas de forma ampla, de modo que seja viável economicamente, a longo prazo, trazendo satisfação pessoal e financeira.


De acordo com a doutora Jane Lucia Wilhelm Berwanger, proprietária de uma conceituada rede de escritórios no Rio Grande do Sul e coordenadora do curso, as faculdades ensinam o Direito, ensinam a peticionar, mas não ensinam administrar. “O advogado se forma e precisa administrar o escritório. Precisa se sustentar, planejar, angariar clientes. A ideia do curso surgiu dessa dificuldade que um advogado tem de conciliar a atividade jurídica com a administração do escritório”, comenta.


Serão abordados pontos referentes a noções gerais de gestão de um escritório de advocacia; marketing na Advocacia; gestão de processos; gestão do tempo entre administrar e advogar; gestão de pessoas; administração tributária e financeira do escritório; e tecnologias à serviço da Advocacia. O curso é oferecido nas modalidades presencial e EAD.