11/08/2017 - Advogadas e advogados: sem vocês não existe Justiça!

Hoje (11/8) é comemorado o Dia do Advogado. Prevista na Constituição Federal de 1988, a Advocacia é uma das funções essenciais à Justiça e imprescindíveis para o Estado Democrático de Direito. A Associação dos Juízes Federais do RS (AJUFERGS) e a Escola Superior da Magistratura Federal no RS (ESMAFE/RS) desde o princípio vêm trabalhando em parceria com esses profissionais para aperfeiçoar a aplicação do Direito no nosso país, além de prepará-los para o mercado de trabalho por meio de especializações e cursos de atualização.


Advogados no Brasil


Segundo o dado mais recente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Brasil tem 1 milhão de advogados. Os dados são do cadastro nacional de profissionais mantido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Esse total não inclui inscrições de estagiários e as suplementares. Se forem inseridos os dados dessas duas categorias, o total chega a 1,07 milhão. São Paulo ainda lidera a lista, com mais de 282 mil advogados, seguido por Rio de Janeiro (138 mil), Minas Gerais (102 mil) e Rio Grande do Sul (75 mil). Os estados brasileiros com menor número de advogados são Roraima (1,5 mil), Amapá (2,4 mil), Acre (3 mil) e Tocantins (5 mil).


Nossos alunos advogados


Responsável por preparar centenas de alunos advogados nas duas últimas décadas, A ESMAFE/RS quis saber as percepções deles quanto a profissão. Lucas Minor Zortea, da Pós em Direito Tributário, diz que o que ele mais admira na profissão é “a incansável disposição de batalhar na busca pela Justica”. “Quando optei pela escola do direito não sabia ao certo qual carreira seguir e foi o pensamento de um grande professor que me cativou: ‘ser advogado é buscar ver o mundo de lados opostos, sem julgamentos e sempre em busca da sabedoria”, comenta.


Já Viviane Taís de Moraes, da Pós em Direito Público, relata que a profissão a fascina pelo o esforço, a dedicação e a perseverança do profissional de dar uma resposta positiva a quem deposita confiança no seu trabalho. “A ESMAFE/RS ajuda os advogados a se manterem atualizados das constantes mudanças nas decisões judiciais, bem como, das possíveis  reformas que virão”, acrescenta.


Isadora Corazza Forbrig, da Pós em Direito Previdenciário, por sua vez, conta que a vontade de seguir a profissão surgiu a partir do seu pai: “meu pai é advogado, atuando desde sempre na área trabalhista. Acredito que minha vontade maior de seguir na mesma área seja por causa da felicidade estampada na cara dele cada vez que ajuda alguém que chega sem esperanças no escritório”. “A ESMAFE/RS faz um papel essencial na atualização e discussão sobre o direito, deixando nossas mentes inquietas para achar a melhor solução jurídica possível nos casos do dia a dia”, salienta.


Fotos: Arquivos Pessoais/ Divulgação