A ESMAFE NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

A Educação Coorporativa é um fenômeno em crescente expansão. As instituições públicas e privadas voltam-se à criação de uma cultura de aprendizagem contínua para o aprimoramento e eficiência de seus processos de trabalho. Todavia, a tarefa de atualizar continuamente a base de conhecimento dos servidores e colaboradores constitui grande desafio, especialmente no que tange à organização dos recursos humanos e materiais indispensáveis a este fim.
A ESMAFE tem se alinhado com este movimento e constituído parcerias para a implementação da educação corporativa projetada por Tribunais de Justiça, Procuradorias, Seções Judiciárias entre outros órgãos públicos, oferecendo a expertise do seu corpo docente e a larga experiência com o trato das disciplinas jurídicas.
Para a educação corporativa, a proposta da Escola é de criação de cursos específicos para o atendimento da instituição solicitante, com atenção às necessidades descritas e foco nas competências a serem desenvolvidas. Tanto o conteúdo dos cursos, como sua carga horária são definidos em conjunto com a instituição num autêntico projeto conjunto. De outra parte, as novas tecnologias educacionais, em especial, o ensino a distância, permitem que os conhecimentos requeridos sejam levados aos servidores ou colaboradores, onde quer estejam e no horários que lhes for mais favorável para aprender.



Palavra da Diretoria



Há 20 anos, sem imaginar o que estaria por vir, um grupo de juízes federais idealizou a ESMAFE/RS. Nosso objetivo era compartilhar o conhecimento. Hoje, orgulhamo-nos da caminhada e vislumbramos um futuro promissor. Nossos professores têm desempenhado papel fundamental na afirmação e reconhecimento público da Escola. Um corpo docente qualificado será sempre prioridade para nós.

Com a intenção de intensificar nosso diálogo com os professores , elaboramos este guia. Pretendemos, com ele, destacar pontos importantes do funcionamento de nossa Escola, fazendo-o útil para a prática docente. A Escola cresceu, os tempos são novos e os nossos processos internos devem acompanhar estas mudanças. Para tanto, contamos com o teu engajamento, professor.

Encerro esta breve mensagem com o pensamento de um dos maiores educadores brasileiros. "Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é assim: a vida no sentido mais autêntico da palavra" (Anísio Teixeira).

Abraços fraternos.



Maria Helena Rau de Souza
Diretora de Ensino e Sócia Fundadora da ESMAFE/RS

UCS
IBDP
FESDT
JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO